Blog Alex Ferraz Comenta Jornalismo Crítico

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Clandestinidade oficializada


Por que eles têm que se esconder?

Nos idos de 1986, graças a um prêmio que ganhei em A Tarde, onde, então, escrevia a coluna Tempo Presente, tive a oportunidade de passar quatro meses nos Estados Unidos, visitando os mais importantes órgãos de imprensa, de Leste a Oeste, de Norte a Sul.
Lembro-me que estive na Casa Branca, participando de uma entrevista com o então presidente Ronald Reagan, momento em que ouvi serem feitas a ele perguntas que, no Brasil, poderiam gerar processo contra o jornalista.
Mas o fato mais importante, para o que quero comentar agora, ocorreu em Nashville, capital do Tennessee. Lá, o editor do maior jornal da área, o Tennessian (na época com  tiragem de 750 mil exemplares pela manhã e mais 750 mil à tarde), disse, com orgulho, que nenhuma decisão do equivalente às nossas câmaras de vereadores, naquela cidade, teria validade se não houvesse a presença de toda a imprensa no momento.

Voemos de volta ao Brasil de 2017, quando governo e parlamentares oficializam o segredo absoluto de suas conversas. Foi fartamente noticiado, nos últimos dias, que palácios e casas de líderes e presidentes de parlamento estão sendo camuflados com plantas e outros biombos, e que ninguém mais se reúne, principalmente com o presidente Temer, sem antes passar por uma revista e deixar celulares na porta.
Pergunto: os senhores não são homens públicos? Os senhores não são nosso EMPREGADOS, pois recebem salários incríveis e mordomias mil custeadas pelo impostos que pagamos? Os senhores não foram eleitos por nós (lá eles, pois não voto desde 1989)? Então, por que o segredo? Por que têm que agir às escondidas e conversar coisas que não podem chegar ao conhecimento PÚBLICO? Este país não vale nada, desse jeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário