Blog Alex Ferraz Comenta Jornalismo Crítico

sábado, 3 de junho de 2017

Não é bem assim...



A farsa do crescimento econômico



Vou fazer de conta que não entendi (hum!) o porquê de a mídia, em geral, ter embarcado, sem qualquer análise crítica, na notícia do crescimento de 1% da economia no primeiro trimestre.
Ora, gente, quem cresceu, de verdade, foi o setor de agronegócios, que, aliás, praticamente não foi atingido por crise alguma e chegou mesmo a gerar empregos.
Trata-se de um bolsão – de extrema importância para a economia do País, concordo, e, claro, para abarrotar  ainda mais as bilionárias, porém honestas, conta bancárias dos magnatas da soja, milho etc. – que abrange razoável área física do País, porém, esse 1%, a safra recorde de grãos etc., nem de longe ameniza a miséria pela qual vem passando boa parte da população. Aliás, para dizer a verdade, pouco desses grãos vão para a panela do brasileiro. A grande venda é para o espetacular mercado exterior, com preços cada vez mais altos.
Outro aliás: é bom lembrar que enquanto esses bolsões realmente produzem muito e com tecnologia cada vez mais avançada, praticamente ao lado dele, notadamente no Norte e Nordeste, famílias inteiras passam fome sem conseguir produzir um grão sequer, porque jamais houve, neste país, uma ação responsável e científica para a irrigação. Vide, por exemplo, que há quase uma dezenas de açudes e barragens que deveria reter água para as plantações, no Ceará e em Pernambuco, cujas obras foram abandonadas. Não vamos embarcar nesta farsa!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário